quinta-feira, 6 de março de 2014

Festival Brasileiro da Cerveja: pratos e bebidas


Hambúrguer de Linguiça Blumenau

O evento será realizado de 12 a 15 de março no Parque Vila Germânica

BLUMENAU (SC) - O Festival Brasileiro da Cerveja, já consagrado no calendário de eventos da cidade, além de apresentar uma diversidade de rótulos, também oferece aos visitantes muitas opções da gastronomia típica da região. Os pratos, além de deliciosos, são elaborados para harmonizar com as cervejas vendidas no festival. Juntos pelo terceiro ano consecutivo, os restaurantes Figueira e Pepper Jack, trazem para o evento uma mistura de sabores em seis pratos que destacam a gastronomia tão apreciada pelos blumenauenses.

De acordo com o proprietário dos dois estabelecimentos, Caio Fontenelle, a novidade deste ano é o Hambúrguer de Linguiça Blumenau, que já é um sucesso no Pepper Jack e harmoniza perfeitamente com cervejas encorpadas. No cardápio dos restaurantes os visitantes também poderão encontrar a Linguiça com Provolone e Cebola, o Chicken Fingers (peito de frango temperado envolto em massa crocante), o Buffalo Wings (coxinhas da asa cobertas com molho barbecue), além de nachos e fritas com cheddar e bacon.

As cervejas são versáteis quando o assunto é harmonização, porém é preciso se atentar ao teor alcoólico e a complexidade da bebida. “Pratos leves pedem cervejas mais leves, pratos pesados e temperados pedem cervejas mais encorpadas”, afirma Fontenelle. A carbonatação da cerveja tem a capacidade de limpar paladares fortes e gordurosos. Já o amargor é um estimulante do apetite, além de proporcionar uma limpeza no paladar e contrastar com uma comida mais apimentada. Para não errar durante o Festival Brasileiro da Cerveja, Fontenelle elaborou uma lista com as cervejas ideais para cada tipo de prato. Confira:

Buffalo Wings: Este prato pede cervejas mais encorpadas, tostadas e defumadas da família Ale, como a Double Red Ale e a Rauchbier.

Nachos e Fritas com cheddar e bacon: Ideal com Lagers mais leves e refrescantes. As indicadas são: Pilsner, European Lager ou American Lager.

Chicken Fingers: Para combinar com os condimentos do molho barbecue, a dica são as Ales do tipo English Pale Ale, American Ale e Amber Lager.

Linguiça com Provolone e Cebola e Hambúrguer de Linguiça Blumenau: Harmoniza com cervejas encorpadas. Por exemplo, Bock, Strong Ale e Amber Lager.

Fonte: Oficina das palavras


Nenhum comentário: