sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Desfiles da Oktoberfest Blumenau 2014


Foto: Imagem de Divulgação


Pela 1ª ou 31ª vez. Não importa quantas vezes se assiste aos desfiles oficiais da Oktoberfest Blumenau, eles sempre encantam. Consideradas uma das principais atrações da festa, as apresentações que acontecem gratuitamente na rua XV de Novembro, o coração da região central da cidade, são planejadas durante todo o ano. São seis desfiles, cada um com uma média de 100 atrações, entre grupos de Caça e Tiro, alegorias e grupos autônomos. Todos organizados para mostrar ao oktoberfesteiro a cultura e tradições germânicas preservadas e praticadas em Blumenau.

Aproximadamente 3 mil apaixonados pela cultura germânica se apresentarão, vestindo seus trajes típicos alemães, performando danças, músicas e encenações, interagindo com o público e trazendo à rua a fonte de inspiração de uma das maiores Oktoberfests do mundo e da maior festa alemã brasileira. Os desfiles, que acontecem aos sábados de festa, às 16h e nas quartas-feiras, às 19h30, serão abertos pelas bandeiras oficiais. Elas serão seguidas pelo primeiro carro alegórico das apresentações, que este ano reverencia o mote do evento, Tradição todos os dias. O carro reproduz o chapéu ícone desta edição da festa.
 

Os desfiles contam com mais 13 carros alegóricos, cada um homenageando um elemento da cultura e tradições blumenauenses. As alegorias são tracionadas por Jeeps datados da década de 40. Além dos carros alegóricos, os desfiles contam ainda com 11 carros e carroças com tração animal. Os carros alegóricos, carros de mola e carroças são intercalados com a apresentação de grupos autônomos com seus brinquedos exóticos, grupos que representam os tradicionais Clubes de Caça Tiro, grupos folclóricos e personalidades da cidade e da festa. Tudo isso, embalado por, em média, 20 bandas, que entoarão as mais populares canções germânicas.

Foto: Mariangela Hoffmann
Cada desfile dura aproximadamente 1h15. Desde 2013, os grupos autônomos, que são grupos de amigos que se organizam para participar das apresentações, assim como grupos representantes de entidades, passam por um rodízio. Cada grupo participa de 5 apresentações. Os Clubes de Caça e Tiro já operavam no sistema de rodízio antes do ano passado, participando principalmente dos desfiles que ocorrem nos sábados de festa. O primeiro desfile oficial da 31ª Oktoberfest Blumenau acontece no dia 8 de outubro, primeiro dia desta edição da festa, às 19h30.






Novidades dos desfiles oficiais em 2014

Em 2013, foi realizada pesquisa de satisfação com os expectadores do desfile, quando uma série de fatores foi avaliada. Um dos pontos identificados foi de que as apresentações poderiam abrir vaga para novos grupos. No início de 2014, os organizadores da Oktoberfest abriram, então, concurso público para cinco novos grupos autônomos participarem das apresentações oficiais. Sete grupos se inscreveram e passaram por avaliações em quesitos como criatividade, adequação ao tema, nesta situação a cultura germânica, originalidade, entre outros.

Quatro grupos foram selecionados por uma comissão de jurados composta por 10 pessoas, entre técnicos e integrantes da comissão organizadora dos desfiles. Este ano, três deles poderão participar, já que a alegoria do 4º ainda não estará concluída. O grupo Schweinewagen vem com seu ‘carro do porco’ e integrantes usando belíssimos trajes típicos. O Grupo Radler vem pedalando 40 bicicletas antigas, homenageando os trabalhadores das indústrias têxteis pelas quais Blumenau ganhou fama nacional. O Stammtischgrupo vem com alegoria que reproduz ospopulares eventos Stammtisch.

Desfiles acessíveis a todos

Os desfiles da 31ª Oktoberfest Blumenau acontecem numa das ruas mais antigas do município. As pessoas assistem ao espetáculo na beira da via, sentados nos meio-fios ou em pé nas calçadas, sem a necessidade de comprar ingressos, conforme vem acontecendo desde sua primeira edição, há 31 anos. Entendendo que todos têm o direito à oportunidade de garantir um bom lugar para assistir às apresentações, os organizadores dos desfiles preparam lugares especiais aos cadeirantes e pessoas com dificuldade de mobilidade.

Desde 2013, plataformas são montadas em quatro pontos da Rua XV de Novembro. Elas ocupam as vagas de estacionamento de automóveis e têm a função de deixar estes espaços no mesmo nível da calçada. Algumas plataformas comportam 6 cadeiras de rodas e uma terá espaço para 12 cadeiras. Os tablados serão montados e desmontados antes e após cada desfile, em frente ao Banco no Brasil, nº 1305, em frente às Lojas Pernambucanas, nº900, em frente Caixa Econômica Federal, nº742 e em frente a Loja Casas Bahia, nº463.

A 31ª Oktoberfest Blumenau acontece entre os dias 8 e 26 de outubro, no complexo do Parque Vila Germânica. A maior festa alemã brasileira é uma realização da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica. Compre seus ingressos podem ser comprados antecipadamente pelo site oficial do evento

Foto: Marcelo Martins

Assessora de Comunicação: Ana Matesco 

Nenhum comentário: