domingo, 11 de outubro de 2015

2º desfile da Oktoberfest reúne mais de 30 mil pessoas


Foto: Eraldo Schnaider


Zigge-zagge, zigge-zagge hoi, hoi, hoi, links her in di hand. Zigge-zagge, zigge-zagge hoi, hoi, hoi, und dan stoh'st ma samm' miteinand’. Nem a chuva deste sábado, dia 10, atrapalhou as mais de 32 mil pessoas que prestigiaram o segundo desfile da 32ª Oktobefest Blumenau. Entre os 106 grupos tradicionais que percorreram com os canecos de chope ao som da música alemã na rua XV de Novembro, estavam também as novas atrações da festa, o Cucawagen e o Ente Strassenbahn. 

Mostrando a gastronomia germânica, o Ente Strassenbahn, ou Carro do Pato, tem como tema principal a carne preferida da região da Baviera, na Alemanha. Segundo um dos organizadores do grupo Felipe Barbieri, participar do desfile ao lado dos amigos é poder manter a tradição viva por meio das amizades. “Sempre queríamos desfilar, e desta vez tivemos a oportunidade. Além de mostrarmos uma das comidas preferidas do blumenauense, podemos fazer a alegrias dos visitantes entregando 500 amendobier (amendoim específico para chope) e chope”, comenta. 

“Depois do almoço uma cuca cai muito bem”, afirma Michel Schmitt, um dos participantes do Cucawagen. O carro com telhado de cuca estreou este ano nos desfiles. O grupo representa um dos doces mais famosos da culinária alemã. Conforme explica Michel, a intenção foi apresentar no evento algo de Blumenau que ainda não tinha sido mostrado no desfile. Eles entregam aos turistas e blumenauenses, 500 mini cucas com sabores diferenciados por desfile. “Banana, bombom, pêssego, maçã e a tradicional cuca de farofa enchem as padarias e casas da nossa cidade. Estamos representando algo que é tradição no município”, explica.

Pela primeira vez em Blumenau e na Oktoberfest, Ana Luiza Pacífico percorreu 3.451 quilômetros para chegar na cidade. De Belém do Pará, ela comenta sobre os encantos das casas enxaimel. “Quero aproveitar o máximo para conhecer um pouco da cultura catarinense-alemã. Estou adorando estas casas. Aqui é muito bonito”. Já para Lucia Carvalho, do Espírito Santo, o que chamou atenção foram os trajes típicos. “As cores vermelho e verde misturadas nos vestidos e suspensórios dão um charme. Estou impressionada com a alegria das pessoas vestidas com essas roupas da época”, comenta. 

Mas dentre os vários turistas, Carlos Oliveira já conhece bem a festa. Esta é a 5ª vez que o paulistano vem à Blumenau. “Eu adoro a Oktoberfest. É organizada, bem decorada e tem as melhores cervejas artesanais. Quero voltar em 2016”, diz. Mas, além dos visitantes de outros estados e cidades, o blumenauense é que pode aproveitar os encantos da cidade no dia a dia com mais tranqüilidade. Daniela Gonçalves, do bairro Água Verde, já perdeu a conta de quantas vezes participou e prestigiou o desfile. Agora, ela traz a filha Stella, de apenas um ano de idade para conhecer a cultura alemã. “Antes eu vinha com amigos e família. Hoje posso trazer a minha própria frida, Stella”, comenta. 

Assessora de Comunicação: Franciele Back 


Nenhum comentário: