quinta-feira, 15 de outubro de 2015

3º desfile da 32ª Oktoberfest Blumenau


Foto: Jaime Batista da Silva


A tímida chuva que iniciou por volta das 19h, nesta quarta-feira, dia 14, não intimidou os 3 mil participantes que se preparavam para iniciar o 3º desfile da 32ª Oktoberfest no início da rua XV de Novembro, no Centro. Tampouco a multidão de pessoas que se aglomeravam nas calçadas para ver os carros alegóricos. Se de um lado a população estava ansiosa pelo início das passagens das atrações, na rua das Palmeiras, considerada uma área histórica da cidade, um grupo de pessoas trabalhava para organizar as atrações e deixar tudo pronto para o evento.

Nada menos do que 30 pessoas participaram do planejamento do desfile, entre o grupo de apoio e outro que cuidava especialmente da organização do evento. Foram 91 atrações na rua XV de Novembro, incluindo no final do desfile a participação dos 17 brinquedos da Planetapéia. Nesta edição, destaque especial para o Cuca Wagen, conhecido como Carro da Cuca recheado de cuca, incluindo o próprio telhado do veículo. A população também conheceu a atração autônoma Ente Strassenbahn, que traz a cultura das especiarias feitas com a carne do pato, reforçando mais um dos pratos típicos comercializados e apreciados na região.

Apesar de uma forte concentração da população no início da rua XV de Novembro, os mais jovens marcaram presença na via em frente ao Bude Choperia, com uma intensa movimentação até às imediações do Banco do Brasil. Tudo isso para assistirem de perto as atrações que empolgam crianças, jovens e idosos. Participação mais uma vez nesta edição do evento do programa Dança nos Bairros com o grupo folclórico e com o carro Você Bem Servido.

Como não poderia deixar de faltar no desfile, presença do Chopp Motorrad que hoje é o segundo veículo que mais divulga a Oktoberfest para os municípios de outros estados brasileiros. Destaque também para a participação do EssenWagen, o Carro da Comida, que desde 2001 participa dos desfiles trazendo a cultura da gastronomia germânica, aliado à dança e música. O desfile ainda contou com mais uma atração: o SchweineWagen, o Carro do Porco, que também resgata as iguarias feitas especialmente com a carne de porco.

Para Jorge da Silva, 36 anos, de Brusque e que veio especialmente para o desfile, as atrações gastronômicas estão ajudando a reforçar a cultura da região, principalmente com o Carro da Lingüiça, que desde 2006 participa das edições do desfile. “Moro em Brusque e meus pais moram aqui em Blumenau. Visito a cidade a cada dois meses e não volto para casa sem antes comprar a lingüiça daqui. É muito especial e o sabor impecável”, diz. “Pretendo voltar no ano quem vem. Gosto muito desta cidade”, reforça.

Foto: Jaime Batista da Silva

Durante o desfile, às 20h30, aos poucos a multidão abria os guarda chuvas para se proteger da chuva fina que insistia em cair na rua XV de Novembro. Mesmo assim, não desanimou a participação do Tabajara Tênis Clube, que neste ano completa 150 de existência e que trabalha para divulgar as tradições sociais desenvolvidas na cidade.

Como de costume, o grupo de Tulipeiros com seus 40 integrantes voltou a desfilar pela via. Desde 2009, eles se reúnem durante o ano para treinar uma das maiores atrações da festa: a competição de Chope em Metro. O próximo desfile da Oktoberfest está programado para este sábado, dia 17, com início às 16h.

Foto: Jaime Batista da Silva

Assessor de Comunicação: Joni César

Nenhum comentário:

TESTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...