segunda-feira, 17 de setembro de 2007




OKTOBERFEST BLUMENAU - ONDE TUDO COMEÇA

Caro leitor, aqui vai um importante conselho: divida a historia de Blumenau em duas partes:

Antes de 1850, índios Kaigangs, Xoklengs, Botocudos e alguns colonos viviam na região onde hoje se localiza a cidade de Blumenau, num clima de paz e harmonia com a natureza.

Essa era a sociedade do Vale do Itajaí, antes da chegada dos colonizadores europeus. Depois de 1850, a história começou a mudar.

O filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau (mais conhecido como Doutor Blumenau) ganhou uma grande área de terras para estabelecer uma colônia com imigrantes vindos do velho continente. No dia dois de Setembro de 1850, aportaram por aqui os primeiros dezessete colonos europeus. Guardem bem esta data: dois de setembro de 1850.É o dia da fundação de Blumenau.

Após a chegada dos primeiros imigrantes, vieram outros, e mais outros, que ano após ano cruzaram o oceano Atlântico nos navios das companhias particulares da Europa. Mas desde os primórdios da nossa colonização, os problemas sociais já se fizeram presentes: Os colonos entraram em conflito com índios pela posse das terras; depararam-se com uma região inóspita, repleta de animais e perigos desconhecidos. E as maiores surpresas ainda estavam por vir: as enchentes que destruíram a cidade nas décadas seguintes.A primeira grande cheia do Rio Itajaí Açu ocorreu no ano de 1880, quando a cidade mal havia se formado, num mês de outubro.

Décadas depois, em 1983 e 1984, novos sustos: duas grandes enchentes do rio Itajaí-Açú abalaram nossa gente. Para levantar os ânimos da população Blumenauense, surgiu em 1984 a Oktoberfest. A Oktoberfest - ou festa de outubro, no idioma Alemão - é simplesmente a segunda maior festa do Brasil depois do Carnaval, a segunda maior festa da cerveja do mundo e significa muito para nossa gente. Durante dezessete dias, Blumenau mostra ao mundo a riqueza da sua cultura, o amor à música e as danças típicas, o sabor da gastronomia e toda a herança herdada dos colonizadores europeus.

Em outubro, o centro da cidade é tomado pelos desfiles de carros alegóricos e grupos folclóricos; há distribuição de Chope pelo Bierwagen, o carro da cerveja, enquanto as bandinhas tocam músicas típicas pelas ruas. Durante o mês de outubro acontecem tantas historias que vocês nem podem imaginar...

Querem conhecer algumas delas? Então... Preparem seus olhos, sua alma e seus sentimentos para a Oktoberfest Blumenau!

*Ricardo Brandes - Autor do livro "Histórias de Oktober:Bem-vindos a Blumenau" www.site.pop.com.br/aguia2



Nenhum comentário: