Foto: Jaime Batista da Silva |
O nome original é Wurtstrasse – rua da
Lingüiça -, mas bem que poderia se chamar rua do encontro de amigos. Afinal, é
na Wurtstrasse, hoje chamada oficialmente de XV de Novembro, que velhos amigos
se encontram para celebrar. Neste sábado o encontro dos grupos de Stammtisch
voltou a surpreender. Esta foi a primeira vez que a festa aconteceu em um
feriado e a data parece ter animado ainda mais os amigos, que ultrapassaram as
20 mil pessoas, reunidas em 299 confrarias (uma das inscritas não
compareceu).
Nem a chuva, que caiu por volta das 15h espantou a animação dos grupos, que improvisaram abrigo nas tendas ou nas marquises ao longo da rua. Foi só passar o temporal para os amigos voltarem a fazer a festa.
O sucesso, de acordo com Lilian Ribeiro, coordenadora geral do Stammtisch, é a organização, cada vez maior, entre as confrarias. “Os grupos veem ano a ano aumentando o respeito e a organização entre si. Sem isso, seria impossível reunir mais de 20 mil pessoas em um ambiente tranquilo”.
E é nesse ambiente que Pâmela Vogel, de 25 anos, que participa da equipe Rock Head há cinco anos, aproveita para reencontrar os amigos. Para ela, a festa é uma oportunidade de encontrar os conhecidos, fazer novas amizades, ver pessoas diferentes e celebrar a diversidade.
Já Arno Winkelmann, de 56 anos, diretor social da patota Cia da Bola que participa da festa há 20 edições - faltou apenas na primeira -, acredita que a festa é ideal para reunir velhos amigos. O grupo, que começou com 22 integrantes, dois times de futebol, continua praticamente o mesmo, hoje com 26 membros.
O número de pessoas de uma confraria para outra, aliás, varia muito. Ainda segundo Lilian Ribeiro, o Stammtisch reúne desde grupos com 12 membros fixos, até grupos com mais de 100 integrantes.
Mas a festa não se limitou a participação em algum grupo. Quem não tinha confraria definida também pode aproveitar o Stammtisch com o apoio da Escola de Gastronomia da Furb. A estrutura, montada na frente do Edifício Catarinense, teve a coordenação da professora Suzana Wascheck, e fez sucesso junto ao público. Além dos blumenauenses, a professora também destacou a participação de turistas de São Paulo, Rio de Janeiro e até Minas Gerais.
A próxima edição ainda não tem data definida, mas a expectativa é de seja realizada em abril de 2013, já com a criação da Confraria de Stammtisch, uma espécie de coordenação executada pelas próprias confrarias.
Fonte: www.blumenau.sc.gov.br
Assessora: Julia Voigt