sexta-feira, 13 de julho de 2012

Exposição Blumenau 360º / Norte Shopping



O Blumenau Norte Shopping recebe a exposição “Blumenau 360º - a cidade como você não a vê”, mostra individual do fotógrafo Marcelo Martins. A exposição segue até o dia 10 de agosto e ficará localizada em frente ao Bradesco. São, no total, 40 fotografias em tamanho 40 x 30 cm que retratam vários aspectos da cidade e também um olhar diferenciado sobre lugares já conhecidos. “Busquei retratar as várias Blumenau existentes e mostrá-la de uma forma que a gente não costuma ver no dia a dia”, conta Marcelo Martins.

As fotos foram tiradas de 2008 em diante, mas a maioria foi clicada a partir de 2010. O artista não usa artifícios como o photoshop nas fotografias, o que impressiona ainda mais, pois algumas fotos parecem pintura em aquarela.  “Muitas dessas fotografias dependem do momento exato para serem tiradas, pois um minuto depois já não se consegue mais este efeito natural de cores”, explica Martins.

O fotógrafo

Marcelo Martins, 39 anos, servidor público, é blumenauense e trabalha com fotografias desde 1998. Tem como característica principal buscar um olhar diferenciado sobre os lugares e acontecimentos da cidade. Em 2010 realizou sua primeira exposição individual denominada “Parque Ramiro Ruediger  – o espaço mais democrático de Blumenau”, que foi inaugurada no próprio parque e depois marcou presença na Fundação Cultural de Blumenau e no hall da faculdade Ibes/Sociesc. Acadêmico de Jornalismo, Martins acredita no poder do conteúdo da fotografia, sem que ela precise, para isso, perder sua beleza plástica. 

Seu trabalho pode ser conferido no blog