segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Oktoberfest de Igrejinha - 25 anos

A rainha Amanda Vanessa dos Passos entre as princesas Patricia Fernanda Harff Machado e Juliane de Moraes. Crédito: Juliano Arnold


Novos trajes das soberanas homenageiam os 25 anos da Oktoberfest de Igrejinha 
 
Inspirada nos 25 anos de história da Oktoberfest de Igrejinha, a designer Johana Ebert criou uma coleção muito especial. Precisou cerca de um ano para tudo ficar pronto e a corte da maior festa comunitária do Brasil poder encantar a comunidade com trajes essencialmente germânicos. As vestes foram desenvolvidas e construídas por ela e pela costureira Eugênia da Silva, que desde 1999 se dedica à função. A rainha e as princesas ganharam peças lindas, feitas à mão, nas cores azul e prata.

O traje oficial é composto de uma blusa de rendas peroladas e de um vestido azul royal para a rainha e blusa branca e vestido azul petróleo para as princesas. Para dar mais volume e beleza, por baixo elas usam uma saia em plissê também feita à mão. Regina Lampert, esposa do atual presidente da Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), destaca a importância das vestes das soberanas. “Elas são nossa comissão de frente. Chamam a atenção e transmitem ao público tudo aquilo que significa nossa festa: beleza, alegria e tradição”, explica.
 
Com bordados brilhosos que destacam a beleza das representantes da festa, os detalhes formam arabescos enfeitados com a Edelweiss, flor europeia, em formato de estrela e que tem um significado especial, principalmente, para a festa. Na tradução, o nome quer dizer “branco preciso”, mas como é uma planta que vive por muitos anos, simboliza a eternidade. “Com a Edelweiss queremos mostrar beleza e o desejo de que a festa continue por muitos anos”, revela Johana.

As soberanas contam com três opções de trajes. O oficial, o de passeio e um mais casual. O traje de passeio também é um vestido azul, mas num tom mais claro, com bordados na mesma linha do oficial. É um pouco mais simples, para momentos menos formais. Já o casual, é composto por um terninho preto e prata, para divulgações e atividades que exigem conforto e praticidade.

SOBRE A OKTOBERFEST – A festa consagra as tradições alemãs em Igrejinha/RS e é reconhecida como a maior festa comunitária do país. São mais de três mil voluntários que organizam o evento e ajudam, através dos resultados, entidades assistenciais da região. A 25ª edição do evento será realizada de 19 a 28 de outubro, no Parque de Eventos Almiro Grings. A festa conta com patrocínio da Nova Schin.
 
Mais informações pelo telefone (51) 3545.1077, pelo e-mail amifest@oktoberfest.org.br ou pelo site www.oktoberfest.org.br
 
Fonte:
Marta Araujo / @noticiaemdobro.com

Nenhum comentário: