Pomerode, a cidade mais alemã
do Brasil, vai ficar pequena diante da invasão de relíquias do setor
automobilístico e que fizeram parte da história de gerações e gerações de
brasileiros, no dia 02 de dezembro, quando acontece a 6ª edição do VolksFriends
- Encontro de Fuscas e Derivados. Organizado pelo Pomer Volks - Fusca Clube, o
evento tem por objetivo promover o encontro de admiradores e colecionadores de
fuscas e carros antigos. Os modelos variam entre os mais conservados, com
acessórios totalmente originais, e aos adaptados com o que há de mais moderno no
mundo automobilístico.
No ano passado, mais de 400 colecionadores e
admiradores participaram da quinta edição. A expectativa para este ano, segundo
um dos organizadores, Luiz Claudio Bento, é de que haja um aumento de 25% no
número de inscrições.
Para os admiradores o encontro é gratuito. Os
participantes devem se inscrever na entrada do evento e colaborar também com
cinco quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados, posteriormente, para
entidades assistenciais de Pomerode. No ano passado, foram arrecadados mais de
1,5 mil quilos de donativos.
A cada nova edição do encontro, o Pavilhão
de Eventos fica pequeno para tantos admiradores destes simpáticos automóveis,
que fizeram e ainda fazem parte da vida e história de muitas pessoas. São
esperados participantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio
Grande do Sul, assim como de inúmeras cidades de Santa Catarina, e de outros
municípios brasileiros.
História do Fusca
A
história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel.
Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias
empresas e até mesmo o governo do seu país. Além de ter levado à fundação de uma
fábrica inteira de automóveis no processo.
Criado na década de 30, com
pequena interrupção da sua produção durante a Segunda Guerra Mundial, o Fusca
foi sempre o carro mais barato em todos os países em que foi comercializado.
Logo que as dificuldades econômicas foram superadas, no pós-guerra, o Fusca, com
sua fama de indestrutível, dominou a sua fatia de mercado e se tornou um ícone
que persiste até os dias de hoje, apesar de já não ser fabricado há muitos
anos.
O primeiro Volkswagen brasileiro foi lançado em 1959, obedecendo,
com poucas modificações, ao projeto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha 20
anos antes. Em 1986, depois de 27 anos, a Volkswagen desistiu de fabricá-lo,
alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos 12 carros
mais vendidos daquela época.
Em 1993, por sugestão do então presidente
Itamar Franco, a empresa voltou a fabricar o modelo. Itamar queria a fabricação
de carros populares e sugeriu que o Brasil precisava de um carro como o Fusca.
Como na década de 90 já existiam carros populares com mais acessórios que o
Fusca, a venda não foi à esperada e, em 1996, a Volkswagen desistiu do projeto.
Porém, o Fusca permanece como um dos carros usados mais vendidos e valorizados
no mercado nacional.
SERVIÇO:
O
que: 6º Encontro de Fuscas
Quando: dia 2 de dezembro - domingo
Onde:
Pavilhão de Eventos de Pomerode, a partir das 9h
Entrada: Gratuita para o
público
Para expositores: cinco quilos de alimentos
não-perecíveis
Fonte:
Christiane Mara Theiss / Jornalista
New Age Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário