segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pomerode sedia mais um Encontro de Fuscas



Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, vai ficar pequena diante da invasão de relíquias do setor automobilístico e que fizeram parte da história de gerações e gerações de brasileiros, no dia 02 de dezembro, quando acontece a 6ª edição do VolksFriends - Encontro de Fuscas e Derivados. Organizado pelo Pomer Volks - Fusca Clube, o evento tem por objetivo promover o encontro de admiradores e colecionadores de fuscas e carros antigos. Os modelos variam entre os mais conservados, com acessórios totalmente originais, e aos adaptados com o que há de mais moderno no mundo automobilístico.

No ano passado, mais de 400 colecionadores e admiradores participaram da quinta edição. A expectativa para este ano, segundo um dos organizadores, Luiz Claudio Bento, é de que haja um aumento de 25% no número de inscrições.

Para os admiradores o encontro é gratuito. Os participantes devem se inscrever na entrada do evento e colaborar também com cinco quilos de alimentos não-perecíveis, que serão doados, posteriormente, para entidades assistenciais de Pomerode. No ano passado, foram arrecadados mais de 1,5 mil quilos de donativos.

A cada nova edição do encontro, o Pavilhão de Eventos fica pequeno para tantos admiradores destes simpáticos automóveis, que fizeram e ainda fazem parte da vida e história de muitas pessoas. São esperados participantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, assim como de inúmeras cidades de Santa Catarina, e de outros municípios brasileiros.



História do Fusca

A história do Fusca é uma das mais complexas e longas da história do automóvel. Diferente da maioria dos outros carros, o projeto do Fusca envolveu várias empresas e até mesmo o governo do seu país. Além de ter levado à fundação de uma fábrica inteira de automóveis no processo.

Criado na década de 30, com pequena interrupção da sua produção durante a Segunda Guerra Mundial, o Fusca foi sempre o carro mais barato em todos os países em que foi comercializado. Logo que as dificuldades econômicas foram superadas, no pós-guerra, o Fusca, com sua fama de indestrutível, dominou a sua fatia de mercado e se tornou um ícone que persiste até os dias de hoje, apesar de já não ser fabricado há muitos anos.

O primeiro Volkswagen brasileiro foi lançado em 1959, obedecendo, com poucas modificações, ao projeto de Ferdinand Porsche, lançado na Alemanha 20 anos antes. Em 1986, depois de 27 anos, a Volkswagen desistiu de fabricá-lo, alegando que era um modelo muito obsoleto, apesar de ser ainda um dos 12 carros mais vendidos daquela época.

Em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco, a empresa voltou a fabricar o modelo. Itamar queria a fabricação de carros populares e sugeriu que o Brasil precisava de um carro como o Fusca. Como na década de 90 já existiam carros populares com mais acessórios que o Fusca, a venda não foi à esperada e, em 1996, a Volkswagen desistiu do projeto. Porém, o Fusca permanece como um dos carros usados mais vendidos e valorizados no mercado nacional.

SERVIÇO:
O que: 6º Encontro de Fuscas
Quando: dia 2 de dezembro - domingo
Onde: Pavilhão de Eventos de Pomerode, a partir das 9h
Entrada: Gratuita para o público
Para expositores: cinco quilos de alimentos não-perecíveis

Fonte: 
Christiane Mara Theiss / Jornalista 
New Age Comunicação

Nenhum comentário: