sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Começou a 30ª. edição da Oktoberfest Blumenau




Começou nesta quinta-feira, dia 3, à noite, a 30ª. edição da Oktoberfest, a maior festa alemã do Brasil. A abertura oficial, com a sangria do primeiro barril de chope aconteceu às 22 horas, no Setor 2 do Parque Vila Germânica, completamente lotado por blumenauenses e turistas. Autoridades do Brasil e da Alemanha prestigiaram o evento, que começou com o cortejo dos monges produtores de cerveja. A Oktoberfest vai até o próximo dia 20. Nesta sexta a festa começa às 19h30. E sábado à tarde tem desfile na rua XV de Novembro. 

O cerimonial começou com a entrada dos monges conduzindo tochas, as bandeiras oficiais e o caneco da 29ª. edição, guardado há um ano no Krugplatz (a Praça do Caneco) e que foi entrega à Rainha da 30ª. edição, Shirlene Reichert, simbolizando o início da festa. As bandas internacionais Chiemsee Rebellen e Garde Musikanten e o grupo Os Velhos Camaradas tocaram os hinos nacionais da Alemanha e do Brasil - um dos momentos de maior emoção da abertura. A Vovó e o Vovõ Chopão marcaram presença. 


Foto: Jaime Batista da Silva 

Na oportunidade também foi lembrado o Embaixador da Oktoberfest, Harold Letzow, falecido há um mês e que foi representado pelo seu filho, Lauro Letzow, que participou do cortejo dos monges. Os 30 anos da Oktoberfest também comemoram o Ano da Alemanha no Brasil, que estreita as relações entre os dois países. 

Ao final do cerimonial, a sangria do primeiro barril de chope, pelo prefeito Napoleão Bernardes, pelo Embaixador da Alemanha no Brasil, Wilfried Grolig, e pelo Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, além de outras autoridades. 

Assessora de Comunicação: Marilí Martendal

Nenhum comentário: