Projeto criado a partir da parceria entre AskNew, Morphy e Seekr rastreou o que foi mais falado durante a festa
No total, foram 113 mil menções de aproximadamente 61 mil usuários que resultaram na identificação dos itens que se destacaram entre os foliões. O OktoberSocial apresentou sete grandes categorias (cervejarias, desfile, estrutura, festa, gastronomia, trajes típicos, entre outros), dividas por 48 subcategorias, totalizando mais de 500 termos utilizados pelos internautas nos comentários.
Os destaques ficaram por conta do “chope”, citado 5,7 mil vezes, e das expressões alemãs como “ein prosit,” “fritz” e “frida” com 3,2 mil comentários. O termo “desfile” foi citado 1,6 mil vezes, “trajes típicos” 1,4 mil e “ingressos” 1,2 mil. As redes sociais mais utilizadas foram: Twitter com 59,9% (uso rápido para elogiar, criticar, questionar e divulgar assuntos), e Instagram com 21,7% (com o objetivo de fotografar, registrar e compartilhar momentos). O Facebook teve 15,84% de utilização. Google + e Youtube também foram utilizados neste período, mas de forma menos significativa.
Os números de posts alcançaram picos nos fins de semana, acompanhando o clima da festa e o volume de turistas engajados com o assunto. Quem postou fotos no Instagram com a hashtag #Oktoberblumenau também apareceu no site. Ao todo, foram quase 3 mil fotos, com comentários gerais sobre o evento e, principalmente, perto do final da festa, citando a contagem regressiva e a saudade que a Oktoberfest deixa nos participantes todos os anos.
Empresas e Resultados
O resultado desta macro visão sobre o evento só foi possível pela iniciativa de três empresas de Blumenau. Com o objetivo de monitorar em tempo real os assuntos mais falados sobre a Oktoberfest na web, a AskNew, em parceria com a Morphy Agência Interativa e com a Seekr – empresa de gestão e monitoramento de marcas em mídias sociais – criou o projeto OktoberSocial. Tópicos como cerveja, desfile e interação foram monitorados antes e durante o evento e apontaram o que os oktoberfesteiros pensam sobre a festa.
“Os resultados nos mostram uma festa que agrada. Foram analisados mais de 500 termos utilizados por internautas durante o evento”, explica a diretora da AskNew, Janine Kuroski Fischer. Já Cristina Otte, também diretora da empresa de pesquisa, destaca que a ideia abre um leque de possibilidades não só para eventos, mas para a área corporativa. “É possível, por exemplo, que uma empresa tenha uma visualização dinâmica do que está sendo comentado sobre sua marca ou produtos nas redes sociais, unindo os serviços oferecidos pelas três empresas parceiras”, completa a executiva.
Para Eduardo Prange, CBO da Seekr, a utilização do Seekr Monitor, considerado o carro-chefe da empresa, foi a melhor forma de obter os excelentes resultados sobre o monitoramento das menções durante a festa. “A Seekr trabalha com a plataforma de monitoramento das mídias sociais mais completa e que gera o maior número de relatórios qualitativos e quantitativos do mercado nacional. Essa excelência da ferramenta atrelada à inteligência da Ask News e da Morphy fez com que o projeto desse tão certo”, afirma o executivo. “A ideia desse projeto foi rastrear o que as pessoas estavam falando da Oktoberfest nas redes sociais e transformar em um painel interativo online. Estamos muito contentes com o resultado alcançado e com o retorno que recebemos dos internautas”, explica Marlon Souza, diretor da Morphy.
Mesmo depois do término do evento, os dados gerais do painel continuam disponíveis para consulta dos usuários no site OktoberSocial. Dessa forma, todos os envolvidos com a Oktoberfest têm uma visão geral sobre o que foi citado durante o período da festa.
Fonte: Oficina das palavras
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