segunda-feira, 7 de março de 2022

Projeto Retratos de Família: A Violência Contra a Mulher na Psicologia e Literatura

 

Clique para se inscrever


A história de Camila, na famosa música da Banda Nenhum de Nós, inspira roda de conversa sobre Violência Contra a Mulher, no dia 5 de abril, em Blumenau


A ação ocorrerá na Secretaria de Cultura e Relações Institucionais, contará com a presença do escritor Ricardo Brandes e da psicóloga Simone Padilha, e será mediada pela escritora Fabiana Lange Brandes. Inscrições gratuitas no http://bit.ly/InscricaoRetratos


“Havia algo de insano naqueles olhos/Olhos insanos/Os olhos que passavam o dia a me vigiar”. Esse é um trecho da canção Camila, da Banda Nenhum de Nós, que inspirou o escritor blumenauense Ricardo Brandes a escrever o projeto Retratos de família: A Violência Contra a Mulher na Psicologia e Literatura. O projeto traz a Blumenau, no dia 5 de abril, uma roda de conversa de conscientização sobre a Violência Contra a Mulher e suas repercussões na literatura e psicologia. A ação contará com a presença do escritor Ricardo Brandes e da psicóloga Simone Padilha, e a conversa será mediada pela escritora Fabiana Lange Brandes, esposa de Brandes. Na ação serão apresentados fatos e relatos sobre o tema, com dados e explanações, além da participação do público inscrito com perguntas pertinentes ao tema. O evento é gratuito e ocorre às 19h30, no Auditório Carlos Jardim, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau e as pessoas interessadas em participar devem se inscrever com antecedência pelo formulário online.

Todos os participantes do evento receberão no fim do encontro uma brochura com o livro Retratos de Família; com histórias curtas e instigantes que visam despertar a reflexão e consciência sobre as questões sociais, familiares, e da violência contra a mulher em todos os seus aspectos. O material escrito por Ricardo Brandes conta com prefácio da psicóloga Simone Padilha e ilustração de capa da artista blumenauense Maria Eduarda (DudTofu).

O Projeto “Retratos de Família: A Violência Contra a Mulher na Psicologia e Literatura”, de Ricardo Brandes, é aprovado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020) no município de Blumenau.


RICARDO BRANDES

Escritor e divulgador cultural, autor de diversos livros e atuante no campo da cultura. Já ganhou importantes prêmios (nacionais e internacionais) e tem reconhecimento na área. Formado em Letras e Processos Gerenciais, é também entusiasta da plataforma de escrita Wattpad, onde seu trabalho O Retrato da Insanidade (Contos) foi premiado como destaque do ano de contos e textos curtos, abordando a questão da violência contra a mulher, alcoolismo e problemas de família. Atualmente, é editor e criador de conteúdo do Oktoberblog, junto com a esposa Fabiana Lange Brandes, onde atuam desde 2007, sempre envolvidos em eventos, palestras, oficinas e demais trabalhos relacionados à arte e à cultura. É Conselheiro Cultural da Fundação Cultural de Blumenau desde 2016 e tem trabalhos premiados pelo Fundo Municipal de Cultura de Blumenau nas áreas de Livro e literatura, Comunicação e Formação em Cultura e Cinema e Vídeo. Juntamente com sua esposa Fabiana Lange Brandes, ajuda pessoas e empresas a se expressarem através da escrita e da oralidade, ministrando oficinas e workshops sobre escrita criativa, afetuosa, oratória, entre outros, atuando 100% no ramo cultural. Também realiza ações sociais de voluntariado com o Projeto Encantar e o movimento Janeiro Branco, em Blumenau.

SERVIÇO

Roda de conversa “Retratos de família: A Violência Contra a Mulher na Psicologia e Literatura”, com participação do escritor Ricardo Brandes, da psicóloga Simone Padilha e mediação de Fabiana Lange Brandes
Dia 5 de abril, às 19h30min
No Auditório Carlos Jardim, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (antiga Fundação Cultural, localizada na Rua XV de Novembro, 161, Blumenau/SC)
Inscrições gratuitas por meio do formulário online: http://bit.ly/InscricaoRetratos
(Até o dia do evento ou preencherem todas as vagas)
Vagas limitadas (60 pessoas)
Classificação etária: acima de 16 anos
Duração: 1h30min
Apoio: Oktoberblog.

PARA MAIS INFORMAÇÕES:


Nenhum comentário: