domingo, 7 de fevereiro de 2021

Das coisas que o amor não conta (Resenha de Fabiana Souza)

Clique para ler a obra




O livro de Fabi Brandes começa com clima de novela das seis, narrando a história de uma noiva feliz em seu cotidiano preparatório para o grande dia; é promovido para novela das nove, por volta do capítulo 7, quando a cerimônia do casamento deixa transparecer algumas intrigas e conflitos inevitáveis da alta sociedade; e, do meio em diante, se torna uma bela série dramática, ao mostrar que nem tudo são flores num casamento e que o próprio casamento pode ser apenas um breve evento a ser listado junto de todas as coisas que o amor não conta.

Fabiana, minha xará, possui uma escrita competente e balanceada. Esse romance, inclusive, não sofre da pressa que assola a modernidade. O ritmo da história é lento, repleto de detalhes, guardando algumas reviravoltas surpreendentes - e até mesmo alguns personagens surpreendentes, que não vou mencionar aqui para não soltar spoilers - e encerrando com uma conclusão satisfatória. Nada daqueles finais mirabolantes que te deixam com a pulga atrás da orelha, sem saber se o livro realmente acabou, ou se perguntando se haverá uma continuação com mais sete livros.

Na sua estrutura, o romance de Fabiana é como os antigos, daqueles que eram publicados em folhetins, seguindo toda uma fórmula já consagrada. Mas com o diferencial de ser todo contemporâneo na ambientação, nos trazendo questões bastante atuais sobre relacionamentos amorosos e familiares.

O enredo gira em torno do casamento de Eveline e Fernando, um casal da alta sociedadede Florianópolis. Da bela cerimônia à lua de mel, tudo parece perfeito. Mas Fernando tem uma revelação a fazer sobre seu estado de saúde, e, a partir dessa informação, o tom de insegurança se instala na narrativa e sofremos junto à protagonista na incerteza da sobrevivência do marido e, ao longo da história, na incerteza de como ela sairá de toda a trama de intrigas que erguerão ao redor dela.

A protagonista, os antagonistas e demais personagens secundários são bem trabalhados e bem colocados na história e o efeito todo do livro é o de nos colocar acompanhando capítulo a capítulo, como acompanhamos uma telenovela: ansiosos pelo próximo.

Se você gosta da sensação de mergulhar numa história bem elaborada, eu indico o romance da Fabi Brandes. De leitura fácil, com apelo à vida real, é um livro para maratonar capítulo a capítulo, como se estivéssemos a assistir uma novela completa nos serviços de streaming. Boa viagem!

Por Fabiana Souza

www.wattpad.com/SoulFarAway


Nenhum comentário: